Curso Sindico

Curso Sindico

Lição 3 – Controle (Processos Judiciais e Gestão)

RELATÓRIO DAS RECLAMAÇÕES TRABALHISTAS E RESPECTIVAS AÇÕES EM ANDAMENTO

A melhor opção é buscar seu Departamento Jurídico, geralmente as administradoras tem Departamento Jurídico ou terceirizam este serviço. Estas informações vão ajudar em negociações e assim provisionar as verbas rescisórias, multas do FGTS e outros valores que podem ser adicionados à sentença.

RELATÓRIO DA AÇÕES CÍVEIS EM ANDAMENTO

É a mesma questão das ações trabalhistas, mas geralmente envolvem outras questões com uma complexidade diferente, pois neste caso pode haver créditos que o condomínio pode receber, isso é bom! Também podem haver questões inversas, julgamentos em que o condomínio é o réu, e terá que pagar. Uma das coisas que realmente é difícil de mensurar são valores que podem ou não serem recebidos, pois a área jurídica não é uma ciência exata, tendo assim que esperar a sentença para poder organizar as contas.

PASTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

As pastas de prestação de contas têm todas as informações das movimentações bancárias feitas pelo condomínio. O ideal é mantê-las arquivadas e separadas por ordem cronológica. Antes de começar a sua gestão, fazer uma auditoria das contas é primordial para saber se houve algum deslize nas gestões passadas.

RELATÓRIOS DE COBRANÇA JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

Existem escritórios de cobranças e de advocacia que trabalham apenas com este tipo de serviço. A maioria tem uma boa relação com administradoras, pois estas informações precisam vir delas. Saber a inadimplência do seu condomínio é crucial muitas vezes para conseguir colocar as contas em ordem, as cobranças que estão em negociação, e se estão havendo créditos na conta do condomínio. Também aquelas que estão paradas, e outras que estão em movimentação para penhora, pois em um futuro haverá este crédito como retorno.

CONTAS A PAGAR DO MÊS E ÚLTIMO BALANCETE FECHADO

Depois de todas estas informações vamos onde realmente deve ter grande atenção e principalmente olhar crítico: as contas a pagar do mês. Lembrando que acabou de entrar na gestão, o que se deve fazer nessa hora: Pedir para administradora as provisões de pagamentos, geralmente existem pagamentos recorrentes que ­ficam provisionados no sistema da administradora. Caso não tenha sido feito, peça para ela fazer. Faça uma comparação com o último balancete, pois existem alguns síndicos que antes de sair fazem alguns gastos fora do comum para prejudicar a nova gestão. Faça os apontamentos devidos, passe as informações para administradora, caso seja necessário fazer negociações com contratos, valores não identificados, ou qualquer coisa que cause estranheza, para que sejam feitas todas as devidas correções e negociações.