Curso Sindico

Curso Sindico

Lição 2 – Se Inteirando ( Colaboradores )

LIVROS OU FICHAS DE REGISTRO DE EMPREGADOS

Devidamente atualizados, prontuários e respectivos documentos dos funcionários (demitidos e admitidos). Acompanhar junto à administradora a documentação dos funcionários para prevenir alguma ação trabalhista.

GUIAS DE RECOLHIMENTO DE INSS, FGTS, PIS, IRPF, ISS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS SINDICAIS DESDE A INSTALAÇÃO DO CONDOMÍNIO

Estas contribuições são de responsabilidade da administradora efetuar os pagamentos. Caso tenha funcionários terceirizados, é importante o envio mensal da prestadora de serviços, os comprovantes do INSS e FGTS de seus colaboradores. Muitas administradoras só efetuam o pagamento da empresa terceirizada mediante apresentação da quitação destas duas contribuições.

CARTÕES DE PONTO, HOLERITES DESDE A INSTALAÇÃO DO CONDOMÍNIO E FOLHAS DE PAGAMENTOS

Saber se os funcionários estão trabalhando com a carga horária correta ou se estão fazendo horas extras excessivas, são informações que vão te ajudar na hora de redução de custos e até mesmo sinalizar uma possível ação judicial.

RELATÓRIOS DE FÉRIAS VENCIDAS E A VENCER

Conseguir programar as férias dos colaboradores e não deixar vencer duas férias, é um trabalho que precisa ser feito junto com a administradora, pois além do pagamento que deve ser feito ao colaborador precisará de uma cobertura de férias neste instante. Empresas terceirizadas efetuam este tipo de serviço.

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DO CONDOMÍNIO

Atestado de saúde ocupacional deve ser feito na contratação da pessoa que vai trabalhar no condomínio. Este exame deve ser feito a cada 2 anos. É importante averiguar, pois havendo vistoria do Ministério do Trabalho o condomínio pode ser multado.

APÓLICE DE SEGURO DOS FUNCIONÁRIOS E RECIBOS QUITADOS

É de bom grado contratar um seguro de vida e de acidentes pessoais para todos os funcionários registrados. Não tendo uma obrigatoriedade, mas havendo essa contratação, saber se foi quitado e os respectivos recibos vão garantir que todos os assegurados tenham respaldo, caso haja algum incidente.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Acompanhar os funcionários, veri­ficar se estão uniformizados, utilizando luvas, botas e uniformes peculiares à sua função, ajudam na proteção e bem-estar daqueles que prestam serviço em seu condomínio, evitam multas que podem ser aplicadas pelo Ministério do Trabalho.

COMPROVANTE DE ENTREGA E RELAÇÃO FUNCIONÁRIOS RAIS E DIRF

Todos os empregadores são obrigados a entregar no prazo estipulado por cronograma de entrega do MTE, a RAIS devidamente preenchida, com as informações referentes a cada um de seus empregados. Geralmente esta contribuição é feita pela administradora, informada para o síndico em vigência, e colocada na pasta do condomínio.